ipiranga

Qual a diferença entre óleos sintéticos e semissintéticos?

Os cuidados com o motor do seu carro devem ser permanentes. Especialmente no motor, o coração da sua máquina. Mas, vez por outra, podem surgir dúvidas. E trazemos uma: qual o óleo mais adequado? Sintético ou semissintético? Essa também é a sua dúvida? Então, apresentamos a você como atua cada um deles, com suas vantagens e desvantagens.

Vale salientar que utilizar o lubrificante com as especificações adequadas aumenta a durabilidade do motor e diminui o consumo do combustível. O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Dentre suas principais funções estão, evitar o contato entre as superfícies metálicas, diminuindo o desgaste, manter o motor limpo e auxiliar no controle da temperatura.

Sintéticos

O lubrificante sintético é produzido por meio da manipulação do petróleo e de componentes químicos em laboratório. É um processo que passa por vários testes e alterações até se chegar ao resultado final desejado. Possui composição química mais uniforme e estável de maior pureza, o que resulta, dentre outras propriedades, na maior resistência à oxidação (envelhecimento).

Semissintéticos

Já os semissintéticos, por sua vez, são elaborados pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos em proporção mínima definida, buscando as melhores propriedades de cada tipo. Isso garante que o produto tenha desempenho superior ao dos lubrificantes de minerais.

Vantagens

De forma resumida, o óleo sintético guarda as seguintes vantagens: lubrifica mais, dura mais, impede a formação de borra e resiste à oxidação. Já o semissintético possui a seu favor a boa durabilidade e um preço intermediário.

Decisão final

Mas qual é o melhor a ser usado? Quem tem a resposta é o Manual do Proprietário do veículo. Isso porque determinados motores, apesar do maior desenvolvimento do óleo sintético em termos de rendimento, exigem propriedades específicas de cada tipo de óleo – como os aditivos, por exemplo – que respondem melhor de acordo com cada motor.

Então, existem carros que funcionam melhor com óleos semissintéticos que com óleos sintéticos, dependendo da especificação de cada veículo. Caso ainda tenha alguma dúvida procure 

Fonte: Portal Ipiranga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *