Então, você coloca a vareta para verificar o nível do lubrificante e se depara com uma tonalidade mais escura que o normal. Nesse momento, surge a pergunta: o que óleo do motor escuro significa? Antes de mais nada, fica o alerta: nada de desespero.
Entretanto, a questão é muito importante. Afinal, o óleo é o sangue que move o motor do automóvel. Portanto, sem ele não há lubrificação suficiente para as peças móveis do carro que, assim, vão entrar em atrito. Sem dúvida, essa situação pode provocar o travamento das peças e, consequentemente, a quebra de modo geral.
Óleo escuro
Mas só a mudança de cor indica que chegou a hora de trocar? Na verdade, o óleo só fica no estado de limpo realmente antes de ingressar no moto. Após isso, ele inicia o trabalho de limpeza do propulsor e naturalmente começa a ficar escuro.
Logo, isso significa que ele cumpre a missão de proteger o motor contra impurezas que podem aumentar o atrito entre as partes e, assim, reduzir a vida útil do motor do carro. Aqui, é importante lembrar que, sem a manutenção preventiva adequada, cresce o risco de travamento futuro ou queima de óleo por falta de uma lubrificação eficiente.
Exatamente por isso, a cor de mel original só será verificada brevemente no motor. Com o passar dos quilômetros, obviamente, irá escurecer por causa da função secundária da limpeza. Dessa forma, um óleo muito escuro é, sim, sinal de troca. Mas isso só ocorrerá quando a quilometragem especifica para sua substituição estiver próxima ou no limite.
Sobre a troca
No caso da substituição por tempo e não por quilometragem, normalmente sua contaminação e oxidação já estão elevadas. Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do proprietário.
Ainda sobre a troca, é importante que o óleo esteja quente. Desta forma, o produto flui com mais facilidade e carrega com ele a sujeira do motor para que a substituição seja realizada rapidamente.
Aliás, lembramos ainda que o nível correto do óleo é entre o máximo e o mínimo da vareta. Ou seja, não deve se manter o nível próximo a nenhuma das extremidades. Além disso, o produto consumido deve ser reposto.
Dica
Nesse contexto de cuidado com o óleo que será usado no motor do seu carro, confiabilidade é fundamental – especialmente quando a tecnologia é de ponta. É o caso da Ipiranga , que conta com a Jet Oil, a maior rede de serviços automotivos do Brasil.
Ela garante menor consumo de combustível, aumento na vida útil do motor e, claro, maior segurança para você e sua família. De quebra, possui a linha de lubrificantes mais completa do mercado. Além disso, rende quilometragem para o Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do Brasil. Essa, sim, é a troca completa – excelente para o motor e o dono do carro!
Fonte: Portal Ipiranga